Passei na USP e não tenho como me sustentar, e agora?
- 7 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Saiba mais sobre os auxílios que a faculdade oferece em apoio a permanência estudantil

Você veio de longe para estudar em uma das melhores universidades do Brasil (2bjs) e não tem como se manter na faculdade? Relaxa, que na USP tem auxílio!
A USP possui a Superintendência de Assistência Social - SAS, que é responsável por estabelecer diretrizes comuns para os serviços prestados pela Universidade de São Paulo referentes à permanência estudantil e de atendimento à comunidade USP. Os apoios de permanência estudantil são oferecidos através do PAPFE - Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, que é administrado pela SAS.
O Programa tem como objetivo promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral. O Programa disponibiliza apoios e bolsas para os quais os alunos interessados são classificados socioeconomicamente pelos “serviços sociais” de todos os campi, utilizando critérios unificados. – Trecho retirado do site da SAS
Os alunos que quiserem participar do programa devem estar regularmente matriculados e estar na primeira graduação. A seleção de alunos para bolsa é realizada através de avaliação socioeconômica que é realizada em duas partes, a primeira analisando o questionário que o aluno responder na inscrição online, e a segunda avaliando os documentos que comprovam as informações fornecidas no questionário online. Fique atento nas datas:
Inscrição online (19/02 ao 16/03): quando você já estiver com sua senha única cadastrada, acesse o sistema Jupiterweb, vá em Programa de bolsas > PAPFE/SAS > Inscrição em bolsas e apoios, e responda o questionário socioeconômico;
Entrega de documentos (21/02 a 23/03): Você precisa separar os documentos que comprovem a sua situação socioeconômica e entregar pessoalmente na SAS – Sala T01, térreo do I1, Titanic.
São oferecidos pelo PAPFE na EACH:
Apoio-Moradia (vaga em Conjunto residencial no campus Butantã ou auxílio financeiro mensal);
Auxílio Alimentação;
Auxílio-Livros;
Auxílio Manutenção – Destinado apenas aos alunos da EACH / USP Leste.
Esses auxílios têm duração de 12 meses e são liberados para os estudantes entre os meses de abril/maio, isso porque o período de inscrição vai até 16/03 para dar oportunidade para os alunos de todas as chamadas de matrícula participarem. Para saber mais, acesse o site da SAS e consulte a seção Apoio Estudantil > Graduação > PAPFE 2018 (http://sites.usp.br/sas/).
Lembramos que todos os alunos podem participar do PAPFE e recomendamos que solicitem todos os auxílios!
Mas se você precisa de apoio para agora, você pode se inscrever no auxílio emergencial, passe na secretaria da SAS, que fica no prédio I1 (Titanic), sala T01 no térreo, o atendimento acontece de segunda à sexta das 09:30h às 12:00 e das 13:30h às 17:30h, lá você vai receber as orientações para pedir o auxílio emergencial e para já começar a separar os documentos que comprovam sua situação socioeconômica. Os alunos que solicitarem o auxílio emergencial também devem se inscrever pelo Jupiterweb e responder o questionário socioeconômico no prazo que foi passado anteriormente. Você pode saber mais no site da SAS, na seção Apoio Estudantil > Graduação > Apoio emergencial 2018. Orientamos que se você tem interesse no auxílio manutenção, se dirija à secretaria da SAS o quanto antes.
Para mais informações, acesse: http://sites.usp.br/sas/
Ficou com dúvida? Nos mande uma mensagem! Responderemos o mais breve possível.
Comments